Adicione um botão do WhatsApp no seu site

Categorias Insights

É fato que o WhatsApp domina o mundo dos comunicadores instantâneos na atualidade. E essa preferência cresce cada vez mais.

Sendo assim, o Whats é também o queridinho dos marketeiros digitais de plantão, principalmente pelo fato de você poder dar continuidade a conversa depois, possibilitando ainda resgatar uma venda que tecnicamente já estava perdida, coisa que utilizando um chat convencional você não conseguiria, pois a ação de iniciar (ou continuar) uma conversa parte sempre do usuário e nunca do site.

Outro fator importantíssimo que prova ainda mais que você não pode deixar de utilizar o WhatsApp nas suas ações de marketing digital, é a taxa de abertura que é imensamente superior do que qualquer outra mídia. Afinal, ninguém gosta de ficar com mensagem pendente no WhatsApp, não é mesmo?

Como instalar no seu site

Vamos lá! Vou compartilhar com vocês um script de JavaScript que utilizo nos meus sites e dos meus clientes, que resolve esse problema. Ele é bem simples de customizar, de configurar nos fontes do seu site, e o resto ele já faz tudo sozinho pra você.

O método que vou compartilhar é a “bolinha verde”, com a logo do Whats, que inclusive utilizo aqui no blog da Tática, dê uma espiada no rodapé dessa página.

Segue o script:

<script>
(function () {
  var options = { 
    whatsapp: "+5547996506687", 
    call_to_action: "Precisa de ajuda?", 
    position: "right" 
}; 
var proto = document.location.protocol, host = "whatshelp.io", url = proto + "//static." + host; 
var s = document.createElement('script'); 
s.type = 'text/javascript'; 
s.async = true; 
s.src = url + '/widget-send-button/js/init.js'; 
s.onload = function () { WhWidgetSendButton.init(host, proto, options);}; 
var x = document.getElementsByTagName('script')[0]; 
x.parentNode.insertBefore(s, x); })(); 
</script>

No script, você pode customizar 3 parâmetros:

  • whatsapp – você informa o número do WhatsApp que receberá a mensagem. Lembrando que ele tem que ser completo (país + ddd + telefone) sem nenhum espaço e só com o um “+” (sinal de mais) no início, igual está no exemplo.
  • call_to_action – você especifica uma chamada, que aparecerá um balãozinho no lado da logo do WhatsApp.
  • position – você diz qual dos lados da página (direito ou esquerdo) deseja que a “bolinha verde” apareça. (direito = left e esquerdo = right)

Agora talvez venha a parte mais complicada, pra quem não manja nada de HTML. É onde você tem que adicionar o script no seu site/página. Recomendo que você adicione ele antes do fechamento da tag </head>, no código conta da página.

Se você tiver dificuldade pra fazer isso, a Tática pode ajudar você. É só nos mandar um WhatsApp: (47) 9 9650-6687 (se preferir, clique aqui que já abrirá automático).

Especialista em Marketing Digital e Desenvolvimento Web/Mobile e alguém que acredita que pode transformar o mundo ainda que seja somente o mundo de alguém.

Eu sou o Tihh Gonçalves e essa é a minha Tática de Sucesso.