Clickbait: o que é a técnica “caça-clique” e se vale a pena utilizá-la

Categorias Insights

Clickbait é uma estratégia para gerar tráfego online chamando a atenção com títulos que tem promessas exageraras e apelativas. Conhecido no Brasil também como “caça-cliques” ou “isca de cliques”, a técnica ganhou uma conotação pejorativa por nem sempre entregar o que promete nos conteúdos.

Normalmente é o título de uma notícia que nos instiga a ler o conteúdo dela. Uma chamada intrigante nos deixa mais propensos a clicar e ler o restante do conteúdo do texto. É, em simples palavras, essa a definição de clickbait, que já é considerado um gênero de quem escreve conteúdo para a internet.

A receita desse bolo é simples: uma dose sensacionalismo com uma pitadinha de chamada irresistível. Depois é só servir à mesa (publicar, no caso) e assistir todo mundo desejando provar desse bolo.

Conteúdos com clickbait são estratégicamente redigidos para capturar o olhar tanto do público-alvo de quem está publicando ele, quanto de pessoas que esbarram sem querer naquela headline. Entretanto, apesar de isso parecer uma vantagem, na realidade as coisas não são bem assim.

É que enquanto os cliques crescem quando você utiliza essa estratégia, o engajamento cai com a mesma proporção. Isso porque normalmente os artigos não entregam exatamente o que prometem e a taxa de rejeição desse artigo dispara. É o que chamamos de clickbait negativo.

O leitor clica na headline do texto esperando encontrar no desenvolvimento dele exatamente aquilo que procurava. Se um título promete mundos e fundos, ele deve entregar isso, sob a penalidade de jamais receber a visita daquele leitor novamente.

O clickbait funciona?

Por mais que nós temos muitos pontos contra o uso do clickbait, a verdade é que esse tipo de estratégia funciona sim. Pode parecer contraditório afirmar isso, mas o grande segredo está em fazer o uso adequado da estratégia.

Ninguém gosta de ser enganado e sem dúvida é errado você tentar apelar pros cliques dessa maneira, mas se bem utilizado você consegue converter uma audiência muito rápido ao seu conteúdo com o uso do clickbait.

No universo do Inbound Marketing o clickbait não é visto com bons olhos. Mas eu ousaria dizer que o mau uso é que não é que gera isso, pois o uso correto da estratégia pode até ser um dos pilares do Inbound. 🙂

Posso utilizar o clickbait nos meus conteúdos?

Minha recomendação é: use o clickbait, porém com decência, moderação e responsabilidade. Caso contrário, o tiro poderá sair pela culatra.

Jamais utilize o clickbait negativo, que tenta enganar os seus usuários/leitores. Utilize dessa estratégia para ganhar os olhos do seu leitor, para se destacar no meio de tanto conteúdo que já está na tela dele, mas jamais (repito: JAMAIS!) prometa entregar em um headline alguma coisa que depois você não irá entregar.

Depois compartilha comigo como foi sua experiência utilizando o clickbait. Caso tenha alguma dúvida, é só perguntar que será um prazer ajuda você. 😉

Especialista em Marketing Digital e Desenvolvimento Web/Mobile e alguém que acredita que pode transformar o mundo ainda que seja somente o mundo de alguém.

Eu sou o Tihh Gonçalves e essa é a minha Tática de Sucesso.