Glossário de Marketing Digital

Categorias Insights

Em todas as minhas consultoria de Marketing Digital, apresento relatórios analíticos de resultados para meus clientes. Nestes, normalmente apresento números técnicos de desempenho das campanhas junto com uma interpretação que faço deles e com um plano de ação pro futuro, para já melhorarmos os resultados da próxima ação que será feita.

Isso é sensacional. Sem dúvida alguma, uma das características que mais me encanta no Marketing Digital é a facilidade e precisão que você consegue mensurar todo o desempenho das suas estratégias e, assim, com clareza, aperfeiçoa-las.

A grande questão é que a maioria dos meus clientes não conhecem os termos técnicos do Marketing Digital e por isso ficam perdidos com aquelas informações. Então preparei esse glossário que tem como objetivo dar um apanhado geral sobre cada métrica e sigla, para ajudar a qualquer pessoa a entender, mesmo que muitas vezes superficial, o que cada uma das unidades dos relatórios querem dizer:


AIDA — É um modelo de etapas de tomada de decisão natural do ser humano. Esse modelo é um processo de conversão muito utilizado para o fundamento nas estratégias de inbound marketing. As etapas são: atração, interesse, desejo e ação.

CPCCusto por Clique — É o quanto você paga pelo usuário ter clicado em seu anúncio.

CPACusto por Aquisição — É o quanto a sua empresa pagou para gerar uma conversão. Diferente do CPC, que é o pagamento pelo clique, nesse modelo a sua empresa paga pela conversão.

CPLCusto por Lead — É o quanto você paga por cada lead capturado (normalmente, cadastro preenchido).

CPMCusto por Mil Impressões — Nada mais é do que o pagamento por mil impressões (visualizações) do seu anúncio.

CTACall To Action — Traduzindo para o português, seria “chamada para ação”. Normalmente um botão, onde o objetivo é que o usuário decida clicar nele e requisitar a ação.

CTRTaxa de Clique -—A sigla significa “Click through rate“, que é o número cliques dividido pelo número de impressões do seu anúncio. Essa métrica é muito utilizada para avaliar se seus anúncios estão atrativos e alcançando o objetivo esperado. Quanto menor for seu CTR, pior é o desempenho do anúncio.

Lead —Não é um cliente seu, mas tem tudo pra ser. São pessoas que demonstraram algum interesse a determinado produto ou serviço que você oferece.

ROI — Retorno sobre o Investimento — Em português, “Return On Investiment”, é a métrica que te ajuda a entender como está a relação entre o dinheiro investido e o retorno do seu investimento.

SEOOtimização de sites para buscadores – O SEO tem como objetivo trabalhar a busca e posicionamento orgânico nos buscadores. Em outras palavras, melhorar seu posicionamento em resultados de pesquisa como do Google.

Taxa de Conversão – É o número de usuários que visitaram o seu site em relação ao percentual deles que tomou a decisão que você esperava. Por exemplo, se a cada 100 usuários que entram em um site, 1 compra um produto, então a taxa de conversão é de 1%.

Taxa de Rejeição — Essa taxa é muito importante, pois mostra pra você se os usuários que estão acessando o seu site estão de fato se interessando pelo conteúdo dele ou não. Quanto menor sua taxa de rejeição, melhor pra você.


Teve alguma dúvida ou tem alguma outra expressão que você está procurando e não está nesse artigo? Deixe nos comentários ou me envia que terei o maior prazer em ajudar você:

Especialista em Marketing Digital e Desenvolvimento Web/Mobile e alguém que acredita que pode transformar o mundo ainda que seja somente o mundo de alguém.

Eu sou o Tihh Gonçalves e essa é a minha Tática de Sucesso.