O que é um Lançamento Digital?

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Se você já é um pouco antenado em Marketing Digital, certamente já deve ter ouvido falar dos famosos “Lançamentos Digitais”. Um Lançamento Digital, é uma metodologia do marketing digital que tem como objetivo gerar um número grande de vendas em um curso espaço de tempo.

Claro, na verdade existem vários tipos de Lançamentos Digitais e cada um têm as suas características e definições, mas de modo geral é isso aí. Por exemplos existem Lançamentos Perpétuos, que nunca terminam, mas mesmo assim no fim o objetivo é sempre vender muito e muito rápido.

Isso é possível? Sim, é possível sim. E funciona? Sim, funciona sim. E nós da Tática de Sucesso somos especialistas sobre esse assunto. Se ficou interessado e achar interessante, acesse o nosso site e preencha o formulário “Conversar com Especialista” que alguém da nossa equipe terá o maior prazer de atender você.

Na prática…

Um Lançamento Digital pode ser feito pra vender qualquer coisa. Mas como a intenção normalmente está na escalabilidade (ou seja, fazer cada vez mais vendas em menos tempo), os lançamentos normalmente são feitos de infoprodutos. Por exemplo, um curso em video-aula ou algo do gênero. Mas não é uma regra.

Os lançamentos de infoprodutos são mais comuns por causa do custo deles, que são praticamente zero quando falamos de vendas em escala. Um professor de música que dá aulas presenciais, talvez não consiga atender mais de 5 alunos em um dia, mas se ele tiver um curso todo gravado em vídeo ele pode fazer um lançamento e vender no mesmo dia pra mais de 1.000 pessoas enquanto passeia com sua filha no parque. Legal, né?

Lançamento Digital é a modalidade mais agressiva de vendas do Marketing Digital, utilizando Gatilhos Mentais como ferramenta de persuasão para que o usuário decida fazer a compra sem pestanejar.

O criador dos lançamentos digitais se chama Jeff Walker, ele quem desenvolveu todas as técnicas para aumentar as vendas online. Mas quem trouxe ou popularizou essa estratégia de marketing para o Brasil foi o Erico Rocha. Já alguns anos ele vem ajudando empresários a lançarem os seus produtos de uma maneira bem mais poderosa que a habitual.

Estrutura de um Lançamento Digital

O funcionamento de um lançamento digital se divide em 3 grandes etapas: Relacionamento, Lançamento e Entrega. Vou explicar cada uma delas:

Etapa 1 – Relacionamento

Talvez o ponto mais importante de um lançamento digital seja você saber bem quem é o seu público-alvo. Estude o mercado com bastante atenção e cuidado e construa com precisão a sua persona e aí direcione toda a sua estratégia pra ela.

O próximo passo é você conversar com a sua persona. Você precisa gerar um relacionamento pessoal com cada uma delas. Nessa fase, é onde ela conhece você e o que você faz. É onde ela conhece você e o seu produto/serviço, mas você ainda não fala nada de vendas com ela. É um momento de você focar em criar autoridade e valorização da sua pessoa e sua marca.

Lançamento

O lançamento deve ter duas características muito importantes: oferta exclusiva e disponibilizada somente por um período de tempo limitado.

Você deverá saber quando é a hora em que a sua audiência estará consolidada e pronta para receber a oferta, isso pode demorar semanas ou meses por isso exige-se muita paciência.

É nesse momento onde acontece todo o conteúdo persuasivo e técnicas de copywriting. Depois de todo um trabalho de planejamento e construção de audiência, a expectativa e escassez gerada nesse período serão o principal combustível para as vendas acontecerem.

Entrega

Aqui, o relacionamento já foi construído e a audiência já está consolidada, agora está na hora de entregar o prometido. Não importa qual seja o produto ou serviço, o pós-venda é fundamental.

Isso deve ser uma regra pra todo lançamento! Você não pode desaparecer após a venda. Após o lançamento digital, você deve continuar um relacionamento junto aos seus clientes. Nessa fase você resolverá possíveis problemas e vai captar feedbacks que vão te ajudar em lançamentos futuros. E ainda, poderão surgir cases de sucesso que servirão de prova social (gatilho mental) para seus lançamentos futuros.


Os 6 tipos de Lançamentos Digitais

Abaixo vou listar os 6 tipos de lançamentos digitais pra que você conheça as suas características de cada um deles.

Lançamento Semente

O Lançamento Semente é umas das mais formas mais fáceis de lançar um produto ou serviço, por isso, ele é mais indicado para as pessoas que ainda não tem tanta experiencia assim. A principal característica do Lançamento Semente, é que você não precisa de um ter um produto pronto no momento da execução dele.

O foco da estratégia está em atrair pessoas interessadas em um assunto e captar delas suas principais problemas e desejos. Pois assim você vai conseguir criar um produto totalmente direcionado a ela, aumentando bastante as chances de venda quando o produto tiver pronto.

Lançamento Interno

Esse tipo de lançamento digital é um dos mais eficazes, mas ele requer um esforço maior para ser colocado em ação. Ele exige diversas estratégias bem desenvolvidas que envolvem o uso de diferentes mídias, inclusive vídeos.

Esse tipo de lançamento se chama interno porque ele é voltado para a própria base de contatos. Sua chance de ter um alto faturamento é maior já que aquelas pessoas já te conhecem.

Lançamento Externo

O Lançamento Externo ocorre logo após o interno, ele te ajuda na construção de parcerias. Além disso, é uma boa forma de criar listas de contato a partir da imagem que a empresa já construiu.

Mas esse tipo de lançamento requer alguns cuidados, por exemplo, ele deve ser feito de forma estratégica em conjunto com o Lançamento Interno. A previsão do retorno financeiro quando isso acontece é bem mais alto, porém, requer um maior investimento de dinheiro e de tempo.

Lançamento Relâmpago

Esse lançamento acontece em um período de 4 a 7 dias, e normalmente é feito por e-mail ou grupo do WhatsApp ou Telegram. Mesmo que você ainda não tenha uma lista de leads, você pode usar a sua própria base de clientes.

A grande sacada do Lançamento Relâmpago é criar uma oferta única em um curto espaço de tempo. Dessa forma, cria uma forma das pessoas comprarem essa oferta em um curto espaço de tempo, oferecendo bônus e condições especiais.

Lançamento de Afiliado

O Lançamento de Afiliado é parecido com o relâmpago, mas a diferença está na oferta de produtos de terceiros. A base desse lançamento digital está nos oferecimentos de produtos atrelados a oferta.

Por exemplo, oferecimentos de serviços incluídos no lançamento, oferta de bônus exclusivos ou fazer um valor promocional que seria aproveitado apenas durante o período do lançamento.

Lançamento Perpétuo

O Lançamento Perpétuo é um dos lançamentos digitais mais lucrativos já que ele não tem prazo de duração. Ele consiste na repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que começam a fazer parte da sua lista.

Além da economia de tempo, você tem a possibilidade de automatizar o lançamento para capturar novos leads automaticamente. Porém, para que você tenha sucesso no Lançamento Perpétuo, você precisa ter feito um ótimo Lançamento Interno anteriormente, com um bom fluxo de leads e boas ferramentas de automação de marketing.


Legal como os Lançamentos Digitais funcionam, né? Nós da Tática somos especialistas no assunto. Se ficou interessado e achar interessante, acesse o nosso site e preencha o formulário “Conversar com Especialista” que alguém da nossa equipe terá o maior prazer de atender você.

Especialista em Marketing Digital e Desenvolvimento Web/Mobile e alguém que acredita que pode transformar o mundo ainda que seja somente o mundo de alguém.

Eu sou o Tihh Gonçalves e essa é a minha Tática de Sucesso.